Já ouviu falar na história da maquiagem?

                               



Pessoal, é com muita alegria que inicio a minha participação no blog e garanto fazer tudo com muito carinho, procurando sempre trazer um conteúdo de qualidade! Como o assunto desta coluna é maquiagem, é importante conhecer de onde veio, como começou e sua evolução.  

Há registros que na pré-história era utilizada em rituais religiosos e funerais. Logo após, os egípcios começaram sua utilização para fins de embelezamento, criaram misturas de óleos e outros produtos com pigmento de origem mineral, vegetal e animal. Um dos mais conhecidos é o Kohl (pasta preta que até hoje é utilizado em alguns países para delinear os olhos, é um produto extremamente perigoso, com alto teor de chumbo  (MUITO CUIDADO!).

Nessa época os produtos eram tóxicos e causavam diversos problemas a saúde, dentre eles, o envelhecimento precoce.Na idade média, a igreja condenava o uso da maquiagem alegando que era um culto a vaidade e a luxúria. No final da idade média, a rainha Catarina de Mêdici aderiu o uso dos cosméticos e difundiu esse hábito por toda a nobreza.

À partir do século XVII ela começou a ser utilizada por todas as classes sociais e tornou-se ainda mais popular nos anos 1920, através do cinema, que na época dispunha de poucos recursos, então a utilizava para dar as características a seus personagens.Nesta mesma época, foram iniciados testes para tornar os cosméticos menos prejudiciais.

Em 1981, aconteceu a criação de uma categoria no Óscar voltada a “maquiagem”. O prêmio foi dado a Rik Baker, um nova-iorquino, especializado em maquiagem de efeitos especiais, que ao todo, ganhou 9 estatuetas.

Atualmente, com os avanços tecnológicos na área, a maioria dos produtos, além de não oferecerem mais riscos à saúde, ainda possui tratamento, como os anti-idade, com filtro solar, controladores de oleosidade e a maquiagem HD, que é de alta definição. Constituída de óxido de titânio, que promete acabar com aquela tão temida cara de “fantasma” que ficamos quando tiramos foto com flash.



Mas isso já é papo para um próximo post! Estarei aqui no Blog  Flor de Laranjeira, sempre dando dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Espero que tenham gostado, será um grande prazer responder as dúvidas. Uma beijoca e até mais!


Postado por:

Nathália Gaspar 


0 comentários:

Postar um comentário